sábado, 19 de novembro de 2011

LITERATURA INFANTIL!!!

Sugestões para a Literatura Infantil



Sinopse 
Diversidade 
 Tatiana Belinky
Cada pessoa é de um jeito. A colocação é feita para a criançada, que aprende aqui a reconhecer e respeitar as diferenças. Através de versos simples e graciosos e ilustração caprichada, essa lição é transmitida em forma de brincadeira. 


Sinopse
Menina Bonita do Laço de Fita
 Ana Maria Machado
Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Nosso coelhinho, aliás, vai além: quer também ter a pele escura, igualzinha à da linda menina.
O simpático coelhinho faz de tudo para conseguir seu intento: entra numa lata de tinta preta, come jabuticabas até passar mal e toma inúmeras xícaras de café. Tudo em vão!
Entretanto, quando a lindíssima mãe da criança entra em cena, tudo se explica para o curioso animal. Daí para a frente, o coelho segue um caminho natural que o leva a se aproximar cada vez mais de sua admirada criança negra e do seu objetivo de ter os pêlos escurecidos.
Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar Menina bonita do laço de fita um excelente livro infantil, com alta dosagem de sensibilidade.



Sinopse 
 Tudo Bem Ser Diferente 
 Todd Parr
Depois do grande sucesso nos EUA, a Panda Books trouxe Todd Parr para divertir e formar as crianças do Brasil. Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais, entre outros.





Sinopse 
 O Menino Marron 
 Ziraldo
[...]"conta a história de dois amigos de cores diferentes que crescem juntos". "Sua pele era cor de chocolate. As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Os cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja".


Sinopse 
 Luana - A Menina que viu o Brasil Neném 
Aroldo Macedo & Oswaldo Faustino
Luana é a primeira heroína afro-brasileira de nosso país. Ela tem oito anos, corpinho ágil e gracioso, sorriso doce e adora lutar capoeira. Com seu berimbau mágico, ela se transporta para outras épocas e lugares, nos levando a descobertas inacreditáveis. Entre outras coisas, nos ensina o valor da nossa cultura e a importância das diferentes raças na formação do povo brasileiro. Neste livro, Luana nos conduz a uma deliciosa aventura no instante exato do Descobrimento do Brasil. Embarque ao som do berimbau e boa viagem!



INCENTIVE A LEITURA INFANTIL!!

 LEIA SEMPRE PARA UMA CRIANÇA!!

Um comentário: